O empréstimo é permitido para os profissionais integrantes do Conselho de Administração, da Diretoria e das Áreas de Trabalho do Instituto, para os associados do IBP e para os professores e alunos do Instituto.

Para os membros das instituições governamentais, universidades e outras instituições de ensino e bibliotecas parceiras, o empréstimo é permitido apenas entre bibliotecas.

Os usuários ou bibliotecas solicitantes poderão retirar até dois livros, pelo prazo de 15 dias. Os itens bibliográficos emprestados poderão ser renovados através de e-mail, caso a publicação não esteja reservada para outro usuário.

Obras de referência (dicionários, enciclopédias), mapas, coleções especiais, apostilas de cursos do IBP e periódicos estão disponíveis apenas para consulta local.

Para realização do empréstimo entre bibliotecas é preciso que haja a formalização de parceria com a instituição.

Para as bibliotecas não localizadas no centro do Rio de Janeiro, o custo de remessa (correio ida e volta) será da biblioteca solicitante.

Os itens bibliográficos emprestados devem ser devolvidos na data marcada.

Em caso de itens bibliográficos com devolução em atraso, os usuários ficarão impedidos de retirá-los pelo prazo igual ao número de dias atrasados, contados a partir da solução da pendência. Qualquer dano ou perda da publicação emprestada implicará na substituição da obra à custa do usuário.

Disposições Finais

Ao utilizar os serviços de empréstimo da Biblioteca, o usuário assume o compromisso de:
1. Devolver pontualmente e em bom estado de conservação o material bibliográfico retirado por empréstimo;
2. Informar a Biblioteca sobre suas eventuais alterações cadastrais;
3. Responsabilizar-se pessoalmente pelos danos ou extravio do material bibliográfico sob sua guarda.

Não é permitido nas dependências da Biblioteca:
1. Fumar;
2. Consumir alimentos e bebidas;
3. Usar celular ou quaisquer aparelhos eletrônicos;
4. Utilizar linhas telefônicas;
5. Acessar a internet para usos que não sejam aqueles exclusivamente destinados à pesquisa;
6. Utilizar suportes digitais para gravação de arquivos.

É vedado a qualquer usuário recolocar os livros consultados nas estantes, sendo essa atribuição exclusiva dos funcionários da Biblioteca.

Ao sair da Biblioteca é necessário apresentar qualquer material bibliográfico que esteja em poder dos usuários.

Não é permitido consultar o acervo portando bolsas, pastas ou mochilas, deixando-as em local apropriado. Não nos responsabilizamos por objetos pessoais.

Em caso de dúvida, dirija-se ao Bibliotecário, que irá orientá-lo na sua pesquisa. Os casos omissos neste regulamento deverão ser encaminhados à coordenação da biblioteca.