Perguntas Frequentes

Sobre Eventos

Tire suas dúvidas sobre as atividades do IBP.


Qual a programação do evento e quem são os palestrantes?

Todas as informações sobre programação estão disponíveis na página de cada evento. Veja a agenda completa aqui.

Como faço para participar de um evento?

Na agenda do site, você encontrará todos os nossos eventos e suas opções de inscrição como participante e/ou para a compra de espaço de exposição e cotas de patrocínio.

Quais as formas de pagamento disponíveis?

A participação em todos os nossos eventos pode ser paga com cartão de crédito ou boleto bancário.

Posso faturar para minha empresa?

Só é possível faturar se a empresa for associada ao IBP. Veja a lista de empresas associadas.

Qual o prazo para recebimento da nota fiscal?

Até três dias após o recebimento da confirmação de inscrição.

Posso cancelar ou substituir minha inscrição?

Sim, mas todas as substituições deverão ser feitas até a véspera do evento. Em caso de cancelamento, o IBP devolve 70% do valor pago, obedecendo aos prazos predefinidos de cada evento.

Como é feita a confirmação da minha inscrição?

Todas as confirmações são realizadas por e-mail.

Eu me inscrevi como estudante. Para onde devo encaminhar a declaração da instituição de ensino?

A declaração de comprovação de matrícula na instituição de ensino deverá ser enviada por
e-mail.

O que está incluído na inscrição?

A inscrição inclui a participação em toda a programação técnica e recebimento do material do evento. As atividades extras da programação não estão incluídas no valor da inscrição.

Receberei o crachá com antecedência?

Não, a credencial será entregue pela equipe de eventos do IBP no próprio evento, na área de credenciamento.

Se eu não comparecer ao evento, minha inscrição será cancelada automaticamente?

Não, o cancelamento deverá ser solicitado previamente, respeitando os prazos do evento em questão.

Haverá certificado?

Os certificados são entregues mediante solicitação do participante.

Como tenho acesso ao material apresentado no evento?

O IBP criará um link, com senha de acesso, para download do material. Estas informações serão enviadas por e-mail a cada participante.

Sou jornalista. Como devo fazer para me credenciar no evento?

Os jornalistas deverão entrar em contato previamente com a assessoria de imprensa do IBP.

Sou autor. Onde encontro informações sobre o meu trabalho?

Quando seu trabalho for cadastrado, o IBP lhe enviará um código e uma senha. Com eles, você terá acesso à “área do autor” no site do evento, onde terá acesso às informações necessárias e cronograma de apresentação.

Sobre Cursos

Tire suas dúvidas sobre as atividades do IBP.


Como faço para esclarecer dúvidas sobre cursos?

Ligue para os telefones +55(21) 2112-9027 e +55(21) 2112-9029 ou mande um e-mail para dúvidas sobre cursos.

Como faço para me matricular em um curso?

As matrículas deverão ser realizadas no site do IBP, acessando as informações do curso desejado. Veja a agenda completa aqui.

Quando posso me matricular?

Verifique no site do IBP quando o botão “inscrição” estiver disponível no curso desejado. Você também pode deixar seu cadastro no botão “tenho interesse” e avisaremos quando uma nova turma estiver aberta em nossa programação.

Preciso ter alguma formação específica para me matricular nos cursos?

Depende do curso oferecido e do perfil do público-alvo descrito na ementa de cada curso.

Tenho medo de cadastrar meu CPF. Preciso realmente fazer isso?

É recomendável para que tenhamos seu cadastro completo.

Como é feita a confirmação de inscrição?

A confirmação é automática no ato de inscrição no site, ou é enviada por e-mail.

Como saberei que o curso está confirmado?

Quatorze dias antes da data do início do curso você receberá um e-mail confirmando sua realização.

Qual a duração dos cursos?

Existe uma duração para cada tema e modalidade de curso. Os cursos de atualização e aqueles ministrados na própria empresa (in company) variam de 16 horas a 40 horas; cursos de extensão podem durar de 140 horas a 250 horas. Há também minicursos de seis horas.

Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo?

Sim, desde que os horários sejam compatíveis.

Os cursos são online ou presenciais?

Atualmente são oferecidos cursos apenas na modalidade presencial.

É possível imprimir o certificado?

Os certificados são impressos em papel especial antifalsificação. Por isso, são confeccionados pelo IBP e entregues ao aluno em mãos ou enviados pelo correio.

Os conteúdos programáticos dos cursos são impressos no verso dos certificados?

Sim, em todas as modalidades de cursos os conteúdos são impressos no verso do certificado.

Os cursos emitem certificados sem custo?

A emissão do certificado de qualquer curso do IBP não representará nenhum custo para o aluno.

Qual a condição para recebimento de certificado?

Terão direito ao certificado apenas os alunos que comparecerem a pelo menos 75% das aulas, ou que cumprirem exigências específicas de cada curso.

Como recebo o certificado de conclusão? Qual o prazo de envio?

O certificado será entregue ao final do curso ou enviado pelo correio no prazo de 30 dias após o término do curso.

Como faço para solicitar a segunda via do certificado de um curso?

Mande um e-mail para Cursos IBP informando os seguintes dados: nome completo, nome do curso e ano de realização.

Quais são as formas de pagamento?

Para pessoa jurídica, boleto faturado. Para pessoa física, boleto à vista, cartões de crédito (parcelado em até três vezes sem juros) e débito.

Em caso de desistência serei ressarcido?

A inscrição só poderá ser cancelada até no máximo 5 (cinco) dias úteis antes do início do curso, e só será devolvido o valor equivalente a 90% (noventa por cento) do valor pago.

Como faço para informar erros ou fazer sugestões para aprimoramento dos cursos?

Em todos os cursos realizados, o aluno recebe um formulário para inclusão de sugestões. O IBP mantém um canal aberto para sugestões, críticas ou dúvidas. Caso tenha outras dúvidas, envie um e-mail para o Fale conosco. Acesse.

Se você não encontrou a resposta para a sua dúvida, entre em contato clicando aqui.