Notícias

Para discutir temas atuais sobre o cenário brasileiro e internacional do setor, o IBP lança o Ciclo de Debates sobre Petróleo e Economia, resultado da parceria com o Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEE/IE-UFRJ).

Voltado para todo o público interessado em aprofundar os conhecimentos sobre economia do petróleo, o evento é coordenado pela Gerência de Análise Econômica do IBP e tem como objetivo ampliar o debate e aproximar os agentes do setor à sociedade.

Para a gerente da área, Luciana Nunes, a iniciativa reforça o papel do Instituto de se consolidar como referência na produção e divulgação de conhecimento, gerando valor para a indústria do petróleo, de forma a torna-la mais inovadora, competitiva e sustentável.

O primeiro de cinco workshops previstos tratará dos custos relacionados ao setor petróleo no Brasil e seus reflexos para a competitividade da indústria, em particular no atual cenário de preços baixos. O evento acontecerá no dia 13 de maio, das 15h às 19h.

No encontro, serão apresentados os desafios para ampliar a competitividade do setor, com foco em estratégias para a redução dos custos de exploração e produção, e destacando o papel da inovação e tecnologia neste processo.

Reserve na sua agenda!

Confira a programação completa de 2016:

13 de maio | Custos e Competitividade do Setor de Petróleo no Brasil

15 de julho | Incentivos e Barreiras do Regime Tributário no Setor de Petróleo

30 de setembro | Custos e Benefícios da Atual Política de Conteúdo Local

4 de novembro | Comparação dos Modelos Fiscais de Partilha e Concessão

5 de dezembro | Barreiras à Entrada e Condições de Concorrência no Setor de Abastecimento (ADIADO)