Rio Pipeline 2017

Mais uma edição inovadora!

A Rio Pipeline Conference & Exhibition mudou a sua marca, agregando toda a comunidade do setor dutoviário, de ponta a ponta, em um evento ainda mais completo. Foi um encontro entre os mais diversos participantes deste segmento, permeado por conteúdo técnico de alta relevância, networking e ambiente de negócios. O que acontece no mercado passa antes por aqui. Rio Pipeline, muito mais pipeline.

Com o lema “Conectando o Futuro: Tendências e Desafios” nos aprofundamos no novo cenário, mostrando soluções inovadoras para os desafios do segmento e identificamos oportunidades de negócios.

 

1.087

conferencistas

1.050

visitantes

20

países

176

trabalhos técnicos

Fotos 2017

Confira as fotos da edição de 2017.

VÍDEOS

Palestrantes de 2017

Confira os palestrantes que estiveram presentes na Rio Pipeline.

Jorge Luiz Kauer

Jorge Luiz Kauer

Gerente Geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Integridade, Sustentabilidade e Otimização

Empresa:

Petrobras

Jorge Luiz Kauer, eng. Mecânico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com curso de especialização em engenharia de instalações marítimas e MBA executivo pela COPPE e Especialização Lato Sensu em Gerenciamento de Projetos.
Ingressou na Petrobras em 1977 e durante este período ocupou diversas funções técnicas e gerenciais, dentre as quais:
• Gerente de Projetos de Engenharia Básica
• Coordenador do Programa Tecnológico de Dutos
• Gerente de Engenharia da Área Internacional
• Gerente Geral da empresa TRANSIERRA na Bolívia
• Gerente Geral de Engenharia Básica de Projetos de Exploração e Produção
• Gerente das Plantas Piloto do centro de pesquisas da Petrobras
Desde setembro de 2016 exerce a função de Gerente Geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Integridade, Sustentabilidade e Otimização, no centro de pesquisas da Petrobras

Antonio Rubens Silva Silva

Antonio Rubens Silva Silva

Presidente

Empresa:

TRANSPETRO

Empregado de carreira do Sistema Petrobras, Antonio Rubens Silva Silvino ingressou na Petrobras Distribuidora em 1976. Exerceu funções gerenciais em áreas como Marketing, Comercialização e Planejamento até assumir a presidência da Liquigás, em 2006, época em que esta subsidiária era vinculada àquela Distribuidora (a Liquigás passou a ser ligada diretamente à área de Abastecimento da Petrobras em 2012).
Antonio Rubens permaneceu à frente da Liquigás até abril de 2014, quando foi convidado a assumir a Gerência Executiva Corporativa do Abastecimento. Desde junho de 2015, ocupa a presidência da Transpetro.
Formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos (SP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), Antonio Rubens concluiu ainda curso de especialização pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, e pelo Programa de Gestão Avançada da escola de negócios francesa INSEAD, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Eduardo Merçom

Eduardo Merçom

Gerente de Operações do CNCL

Empresa:

TRANSPETRO

Engenheiro Mecânico formado pela UFRJ em 1998, Eduardo Merçon trabalha no sistema Petrobras desde 2001, atuando sempre na área de dutos e terminais da TRANSPETRO, onde desde 2005 exerce cargos gerenciais nos segmentos de Óleo e Gás. Foi Gerente do Centro de Controle Operacional de Gasodutos de 2013 a 2015 e atualmente exerce o cargo de Gerente de Operações do CNCL, Centro Nacional de Controle e Logística da TRANSPETRO, órgão responsável pela operação de mais de 14.000 km de oleodutos e gasodutos em 17 Estados do país. Especializou-se na primeira turma do curso de Engenharia de Dutos da PUC-Rio, em 1999, e concluiu em 2005 curso de Master in Business of Petroleum - MPB da COPPE/UFRJ.

Osorio Gonçalves

Osorio Gonçalves

Consultor Sênior em Inspeção e Integridade de Dutos

Empresa:

Transpetro

Graduado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense em 1998.
Mestre em Engenharia Mecânica Avançada pelo Imperial College London em 2007.
Admitido na Petrobras em 2001 como Engenheiro de Equipamentos com especialização em Engenharia de Inspeção.
Atua na Transpetro desde 2001 como Engenheiro de Inspeção tendo assumido funções técnicas e gerenciais em Órgãos Operacionais e Corporativos.
Atualmente é Consultor Sênior em Inspeção e Integridade de Dutos na Sede da Transpetro e nos últimos 2 anos tem atuado de forma dedicada ao tema SCC em dutos.

Ítallo Santos

Ítallo Santos

Empresa:

Copergás

Técnico de Operações – Companhia Pernambucana de Gás;

Técnico em Automação – Companhia Pernambucana de Gás

Técnico em Eletrônica de Automação pelo Instituo Federal de Pernambuco;

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Pernambuco;

EXPOSIÇÃO

O&G no Rio de Janeiro

82%

das reservas provadas do Brasil

70%

da produção nacional do setor de óleo e gás

1,6 bilhão

de investimento em P&D

50

instituições de pesquisa e desenvolvimento

IMPRENSA

Confira os releases com os melhores momentos da Rio Pipeline 2017

 SALA DE IMPRENSA

PRÊMIOS

Na Rio Pipeline 2017 os autores de trabalhos técnicos concorreram a dois prêmios: o Calgary Award e o Global Pipeline. O trabalho técnico vencedor do Calgary Award e aqueles que receberam Menção Honrosa durante o evento concorrem também ao prêmio Plínio Cantanhede, que será entregue na Rio Oil & Gas 2018.

 

 

 

Eventos Paralelos de 2017

Cursos e Workshops

23 de outubro, 8h30 às 17h30
Workshop: SCC – Stress Corrosion Cracking (ESGOTADO)
Objetivo: Promover o debate sobre o fenômeno de stress corrosion cracking em dutos, de modo a gerar conhecimento mais aprofundado sobre o mecanismo, sua prevenção e detecção, além de identificar oportunidades de desenvolvimento técnico nesta área.


Curso de Regulação na Atividade Dutoviária
Instrutor: Ricardo Motta – Consultor
Base legal e Principais Conceitos: Transporte e Transferência, Construção e Operação, Livre Acesso, Obras e Compartilhamento de Faixas, Regulamentos Técnicos, Principais diferenças: Líquidos e Gás Natural e Principais Portarias e Resoluções da ANP.

Curso “AN OVERVIEW OF PIPELINE GEOHAZARD MANAGEMENT”
Instrutor: Moness Rizkalla, P.Eng, M.Eng. / President, Visitless Integrity Assessment Pipeline Integrity Specialist

  • Leading concepts and practices for the entire pipeline life cycle
  • Identification of Geohazards and their effects on pipelines
  • Risk reduction strategies during design, construction and operations

O curso abrangeu a gestão de dados relacionados, avaliação de risco, monitoramento e tecnologias de mitigação.

Arena do Conhecimento

Em um cenário que exige novas habilidades, gestão de informações e conexão às novas demandas globais, a Arena do Conhecimento Rio Pipeline promoveu debates sobre temas que vão muito além das questões técnicas, provocando reflexões amplas e reveladoras sobre a indústria.

Profissional do Futuro

Estudantes de todo o país tiveram uma grande oportunidade de investir na carreira na indústria de óleo e gás. O Profissional do Futuro é realizado anualmente dentro de eventos nacionais e internacionais do setor. Por meio de sessões de debates com especialistas das áreas de petróleo e recursos humanos, headhunters e jovens profissionais, os estudantes puderam interagir com os palestrantes, compartilhar experiências e coletar dicas.

 

 

 

PATROCINADORES DE 2017