Seleção de projetos de desenvolvimento de ventiladores

 

Diante da escalada da pandemia do novo coronavírus em todo Brasil, o IBP, em parceria com a Petrobras, abriu a Chamada Pública para Projetos de Desenvolvimento de Ventiladores Pulmonares, essenciais para o tratamento de pacientes graves infectados com a COVID-19.

O objetivo é apoiar a pesquisa clínica, registro e fabricação – em curto prazo – de ventiladores de baixo custo, destinados a hospitais públicos de todo país e, por consequência ampliar a capacidade instalada do equipamento no país.

A necessidade por mais ventiladores pulmonares ocorre simultaneamente em todo o mundo, o que dificulta muito a importação deste tipo de equipamento, seja pela grande procura, seja por medidas protecionistas aplicadas por países que suspendem suas exportações.

A COVID-19 tem potencial de sobrecarregar o sistema de saúde, principalmente no que se refere aos leitos de UTI e aos ventiladores pulmonares.

Buscando uma forma de aumentar a produção nacional de ventiladores, o programa quer fomentar o desenvolvimento e produção de novos projetos de ventiladores pulmonares, mais simples, que não dependam dos componentes importados e em falta no mercado, e de baixo custo, para uso emergencial e direcionado para o tratamento dos pacientes acometidos pela COVID-19.